Por que os 'supercochilos' podem ser bons para sua saúde
- Isabelle Gerretsen
- BBC Future
Em muitas culturas, a soneca no período da tarde é um ritual diário.
Os espanhóis são conhecidos pela siesta, todos os dias. E alguns profissionais japoneses se permitem dormir um pouco no horário de almoço – a chamada hirune, a "soneca da tarde".
Gigantes da tecnologia, como a Google, Samsung e Facebook, oferecem módulos de soneca nos seus escritórios. Eles permitem que os funcionários fechem os olhos por algum tempo durante o dia de trabalho.
O supercochilo é uma tendência em crescimento em todo o mundo. Mas uma rápida soneca durante o dia realmente funciona?
Quanto tempo deve durar um cochilo? E qual é a melhor hora do dia para tirar uma soneca?
A BBC examinou os mais recentes estudos científicos para descobrir se os cochilos diários são bons para a saúde.
Quais são os benefícios da soneca para a saúde?
Pesquisas demonstram que sonecas regulares fazem bem para a saúde do cérebro a longo prazo.
Cochilos habituais podem ajudar a manter o cérebro maior por mais tempo. Eles também promovem a saúde geral do cérebro, segundo um estudo realizado em 2023 por pesquisadores do University College de Londres (UCLe da Universidade da República, no Uruguai.
Os pesquisadores analisaram dados de 35 mil pessoas com idade de 40 a 69 anos. Elas participaram de um estudo do UK Biobank, um banco de dados biomédicos que serve de fonte de pesquisas.
Os cientistas analisaram fragmentos de DNA identificados anteriormente e associados a pessoas que costumam tirar cochilos com frequência.
O cérebro das pessoas que tiram cochilos várias vezes por semana era mais de 15 cm³ maior que o das pessoas que nunca faziam sonecas diárias.
O cérebro se contrai naturalmente com a idade. E esta diferença equivale ao envelhecimento do cérebro por três a seis anos, segundo a líder do estudo, a pesquisadora sênior Victoria Garfield, da Unidade MRC de Saúde ao Longo da Vida e Envelhecimento do UCL.
"A grande descoberta foi que a soneca durante o dia apresentou relação muito sólida com as causas do volume maior do cérebro", afirma Garfield. E o menor volume do cérebro é associado a um grande número de doenças.
"As pessoas que têm menor volume cerebral têm maior propensão a apresentar níveis mais altos de cortisol, o hormônio do estresse, ou receber diagnóstico de apneia do sono... muitas têm doenças cardiovasculares", segundo ela. "Também observamos contração substancial do cérebro em [pessoas com] mal de Alzheimer e demência vascular."
"Qualquer medida que você possa tomar para preservar o tamanho do cérebro pelo máximo de tempo possível é benéfica", explica Garfield. "É uma mensagem realmente positiva de que tirar cochilos pode ajudar o cérebro."
Também se demonstrou que as sonecas são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo dos bebês. Estudos concluíram que eles são incapazes de se lembrar de novas tarefas se não tirarem uma longa soneca logo em seguida.
Mas os benefícios do cochilo para os adultos são menos compreendidos.
Os participantes do estudo de Garfield tinham idades que variavam entre 40 e 69 anos. "Tentamos nos concentrar nesse ponto da meia idade, quando as pessoas começam a apresentar doenças e [condições] como diabetes e pressão alta", explica ela.
Garfield destaca que os benefícios de longo prazo só são observados em pessoas que tiram sonecas regularmente. "É preciso que seja cumulativo."
Existem também benefícios à saúde de curto prazo relacionados às sonecas. Pequenos cochilos que duram de cinco a 15 minutos podem melhorar imediatamente o nosso desempenho mental. E esse estímulo pode durar até três horas depois que acordamos.
"Atualmente, as sonecas são importantes na ciência esportiva", afirma o especialista do sono Kevin Morgan, professor de Psicologia da Universidade de Loughborough, no Reino Unido. "Qualquer coisa que traga melhorias minúsculas do desempenho dos atletas, conhecidas como ganhos incrementais, é aproveitada."